sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Add-on vs Plug-in vs Script

Existe uma confusão em torno de add-on e plug-in, e muitas vezes script também. Afinal, qual a diferença entre eles? Na prática eles são muito diferentes, apesar de tudo não passar de melhorias feitas no seu navegador Firefox.

  • Plug-in
São arquivos necessários para que seu Firefox realize determinadas funções, como por exemplo, assistir vídeos em "Flash" ou "Shockwave". Normalmente são arquivos executáveis ou msi (Windows Installer Package) que podem ser instalados com o Firefox inativo. Eles ficam residentes e você não os vê.

  • Add-on
São novas funcionalidades que podem ser adicionadas ao seu navegador Firefox ou Thunderbird. Possuem extensão "xpi" que não passa de um arquivo zipado disfarçado e que contém diversos arquivos em javascript com as instruções necessárias para o Firefox instalar as novas funcionalidades. Mais a frente ensinarei como proceder.

  • Script
O Firefox aceita que você programe pequenas rotinas (similares a macros) com o objetivo de modificar o funcionamento de sites já existentes. O Google Mail é um site versátil e permite que, através de scripts no seu navegador, você crie novas funcionalidades e altere algumas já existentes. Eu, por exemplo, possuo três botões no meu GMail para a inserção de assinaturas personalizadas conforme o momento.

Como podem ver, as possibilidades são inúmeras e a partir do momento que optei pelo uso do Firefox nunca mais precisei me preocupar, por exemplo, com os favoritos pois eles estão sincronizados em todos os meus navegadores.



Powered by ScribeFire.

Firefox

Afinal, o que faz do Firefox o melhor browse do mercado? Essa pergunta possui diversas respostas e enumerá-las é um prazer.

  • O Firefox é leve. Ocupa pouco espaço e nas versões atuais pouca memória. Não é o mais leve do mercado mas leve o suficiente para não incomodar.
  • O Firefox é Portable. Ou seja, pode ser instalado em um pen-drive, incluíndo seus add-os, e utilizado sem a necessidade de instalação em qualquer micro que possua uma porta USB.
  • O Firefox é gratuito.
  • O Firefox é mais seguro que o Internet Explorer.
  • Possui corretor ortográfico, bloqueio de pop-up, rss, sistema de navegação por abas e outras funcionalidades integradas na versão padrão.
  • E o mais importante ao meu ver, ele é personalizável. Isso significa que existem centenas de pequenas modificações que o torna mais versátil e útil ao seu dia-a-dia. Um exemplo é que no momento eu estou utilizando o "ScribeFire" para escrever esse post de uma forma simples e rápida.
Pertencente ao grupo Mozilla e atualmente ele se encontra na versão 2.x.x.x, evoluindo para a geração 3 ainda na fase beta, sendo ele o mais acabado de seus irmãos com mais de 400 milhões de downloads.
Na comunidade Firefox é possível encontrar uma infinidade de boas funcionalidades. As que eu considero úteis estarei postando nesse blog, assim como tudo relacionado ao mundo Firefox. Mas talvez você não encontre o que precisa. Tudo bem, você pode construir seu próprio add-on ou script e publicá-lo, mas para isso é necessário algum conhecimento técnico.




Powered by ScribeFire.